Sunday, August 10, 2008

Leve seu computador no bolso

É muito fácil ter um pendrive. Todo mundo já deu um jeito de arranjar um.


O meu não é tão bonito assim.


Pra quem viveu a época dos disquetes, sabe como era sofrido ficar carregando dezenas deles pra instalar coisas grandes, ou carregar arquivos mais pesados.

O mais triste era a velocidade: aquele barulhinho nhéc-nhéc dava a impressão de que algo ia quebrar a qualquer momento. Sem contar o troca-troca.

Sorte de quem está nascendo agora, porque nunca terá que passar por esses constragimentos. Mas enfim, chega de papo. Vamos ao que interessa:

Outro dia — há mais de um ano — descobri lá em casa um pendrive bem velho que tenho, com capacidade de 512mb. Ele estava lá, paradão, contribuindo para o acúmulo de poeira local. Pensei "p*rra, tenho que dar uma utilidade pra isso". Tá, 512mb não é tanta coisa — pouco menos do que um CD (de 650mb), mas o negócio estava sem utilidade lá... é melhor do que nada.

Foi então que eu comecei a salvar coisas nele, coisas que eu poderia usar no computador de qualquer pessoa, sem ter que instalar no pc alheio. Vocês sabem: um cliente de IRC ou um navegador, algum programa de legendagem ou player de vídeo.

Eu comecei com o cliente de irc: copiei a pasta de instalação do meu pc para o pendrive e executei em outro pc. Tudo funcionou perfeitamen- Hmm, nem tudo. Toda vez que eu mudava de computador, eu precisava reconfigurar o programa, porque os arquivos de configuração ficavam na máquina e não no pendrive.

Óbvio.

Foi então eu encontrei o site portableapps.com, que resolve esse problema. Os caras pegam programas com código aberto e modificam de tal forma que ele pode ser executado do seu Pendrive sem perder as configurações. Eu sei, fantástico — pensei a mesma coisa quando fiquei sabendo.

Lá vem eu de novo, com novidades velhas.


Daí, olha só o que pode acontecer: Você pode ter o seu "portable Firefox" e carregar no bolso todos os seus favoritos, add-ons, senhas, histórico, etc. Nunca mais você vai ter que usar a lama de navegador do seu amigo. Você pluga seu pendrive e usa suas próprias coisas, acessa seus próprios sites, sem deixar QUALQUER resquício no pc que você estava. Todas as suas preferências são salvas no pendrive e não no pc que você está usando, ou seja, sua privacidade também é mantida.

Todo mundo já foi na casa de um amigo e rolou a seguinte cena:

"Nossa, eu vi um site muito bacana com um vídeo muito legal. Entra aí... hmm... esqueci o endereço. Eu tenho nos meus favoritos, depois te passo."

Ou seja, vai passar p*rra nenhuma. Ou ainda:

Você entra no seu e-mail na casa de um amigo, e por causa da pressa salva sem querer a sua senha pra entrar automaticamente. Depois fica aquela coisa chata pra remover o password do site, configurar o navegador pra não lembrar senhas e tal.

Se você estivesse usando o seu navegador ou o seu cliente de e-mail, nada disso estaria acontecendo! Ha! Eu sei, é ótimo.

O site oferece vários programas diferentes. Tem cliente de e-mail, office, players de vídeo, jogos, clientes de ftp, mensageiros instantâneos e muito mais.

Pra quem acessa vários computadores diferentes e está cansado de ficar instalando suas coisas em cada pc, vale muito a pena. Principalmente para os universitários. Obviamente, o computador que você está utilizando tem que te dar acesso ao dispositivo usb/pendrive.

Ah, e pra quem é mais nerd do que eu, alguns programas possuem opções de rodarem de maneira "portátil", e não estão disponíveis no portableapps.com. Exemplos são o Skype e o mIRC — basta você adicionar à linha de comando de execução do programa a opção "-portable". Se você é nerd mesmo, você entendeu.

0 comments: